Sobrenatural Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ELEVADO PAULO DE FRONTIM

Ir para baixo

ELEVADO PAULO DE FRONTIM Empty ELEVADO PAULO DE FRONTIM

Mensagem por † Lobo † Dom 4 Mar 2012 - 21:13

Quando eu e minha esposa estávamos de férias no Rio de Janeiro, quando estávamos passando de carro no bairro do Estácio, mais precisamente na Rua Hadock Lobo em direção ao túnel Rebouças que liga o Rio Comprido a Lagoa, eu não acreditei no que meu filho de apenas 5 anos falou comigo.

Logo ele, que nunca havia estado no Rio de Janeiro, disse para gente não passar por baixo do viaduto porquê lá havia morrido muita gente e não queria que passássemos de baixo do viaduto. Falou quase que implorando e a medida que nos aproximávamos do viaduto ele se desesperava mais ainda, estava a ponto de ter uma crise nervosa.

Soluçava e chorava nervosamente a ponto de querer sair do carro. Tive que parar o veículo para acamá-lo. Fiquei realmente muito comovido e impressionado com sua atitude e mais ainda, espantadíssimo, porque na verdade, ele estava certo, sem nunca ter ouvido falar da história, que foi uma das maiores tragédias que o Rio de Janeiro passou.

Para quem não sabe, a história é a seguinte:

Em dezembro de 1971, o elevado Paulo de Frontim, localizado no bairro do Estácio, ligando o Rio Comprido a Lagoa Rodrigo de Freitas na Zona Sul, desabou matando muitas e muitas pessoas e ferindo diversas outras. A tragédia só não foi ainda maior, porque era um sábado de manhã e chovia, logo o movimento de carros era menor do que o de durante a semana e ajudado pela chuva que afastou algumas pessoas de resolver alguns problemas naquele dia.

Ocorre que quando o Elevado Paulo de Frontim, o qual só estava sendo utilizado a parte de baixo do viaduto, porque a parte de cima ainda não havia sido inaugurada, esmagou dezenas de carros, um caminhão e ônibus, sendo o estrondo sentido por diversos bairros, mesmo estando longe do local, tudo tremeu. O bairro e adjacências, ficaram cobertos por uma cortina de fumaça e só quando a poeira começou a baixar é que os cariocas começaram a ver o tamanho da tragédia.

Os que não morreram na hora, ficaram presos às ferragens dos veículos e imploravam por socorro. Todos os hospitais do Rio praticamente ficaram a disposição dos feridos, bem como o corpo de bombeiros rumaram para o local. O local ficou repleto de ambulâncias com enfermeiros, médicos de plantão para começar a dar o tratamento a cada pessoa retirada dos escombros. Fora milhares de voluntários que rumaram para o bairro ou do próprio bairro para fornecer desde comida, sanduíches até gelo, gaze, assistência psicológica, o que fosse preciso.

Nesta época o Rio, bem como todo o Brasil, não estava preparado para grandes tragédias, portanto não havia maquinário adequado para levantar as placas e blocos de concreto e cimento que cobriam os carros e ônibus, caminhão, etc ... A solução foi pegar emprestado algumas máquinas da ponte Rio-Niterói que estava ainda em construção para que pudesse puxar e erguer os blocos. Mesmo assim o trabalho foi precário e lento. Com profissionais serrando a lataria lentamente para resgatar os feridos que eram prioridade o qual levaram dias e mais tarde os mortos.

O resultado disto, foi que os dias foram se arrastando com muito sofrimento e dor para os cariocas e principalmente para os parentes de desaparecidos. Somente lá pelo vigésimo primeiro dia é que retiraram o último corpo.

Isto é apenas uma breve história dentro da história que diz respeito ao meu filho, que na época do ocorrido, nem sonhava em nascer. E do pavor dele quando nos aproximávamos do elevado para passar por baixo dele.

Coincidentemente, meu filho não é o único, porquê diversas pessoas quando passam por baixo do viaduto, sentem um grande mal estar, arrepios, dores de cabeça, etc ... Cada uma com uma sensação diferente. Mesmos já tendo passado mais de trinta anos do ocorrido.

Joelson Nogueira - PR
Bom Medo ExtremoELEVADO PAULO DE FRONTIM Novas10
Fonte: alemdaimaginacao.com
† Lobo †
† Lobo †
ADMINISTRADOR

Mensagens : 2243
Data de inscrição : 28/11/2011

https://www.sobrenaturalbrasil.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes


Sobrenatural Brasil




 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos